Segredos de ensino: dicas para novos professores de inglês
- inglespanhol
- 29 de jun. de 2021
- 4 min de leitura
Novos professores de inglês têm muito a aprender ao entrar corajosamente em uma sala de aula pela primeira vez. Felizmente, outros vieram antes de todos nós e devemos aprender com eles. Olhando para trás, ao longo dos meus 20 anos em sala de aula, houve quatro lições verdadeiramente duradouras que me ajudaram a ser um professor de sucesso, e insisto não apenas para os professores de inglês, mas para qualquer pessoa que esteja entrando em nossa profissão a considerá-los enquanto navegam em sua viagem inaugural.

1. Junte-se a ou crie uma rede profissional de apoio.
Graças a anos de trabalho árduo e persistente, as comunidades de aprendizagem profissional e outros tipos de redes de professores são mais numerosas e aceitas do que há uma década. Já fiz parte de várias dessas comunidades de aprendizagem, e cada uma delas me forneceu excelentes informações e incentivo. Nem tudo que se autodenomina uma “comunidade de aprendizagem” é um ambiente verdadeiramente favorável ou colaborativo para trazer à tona o que há de melhor nos professores, portanto, algumas pesquisas podem ser necessárias. No entanto, vale a pena procurar um grupo no qual um professor novo (ou veterano) possa fazer perguntas importantes sobre a prática diária em sala de aula e obter feedback útil e atencioso.
Esperançosamente, tal rede existirá no prédio da sua escola ou distrito, mas pode não ser o caso. Felizmente, existem outras opções, incluindo redes de mídia social, que estão se tornando cada vez mais o local de desenvolvimento profissional preferido para professores proativos. Redes de professores e comunidades de aprendizagem são incubadoras poderosas de qualidade de ensino e inovação educacional genuína. (Eles também são extremamente úteis para cumprir os pontos 2 e 3 abaixo). Alguns que foram especialmente úteis para mim incluem: English Companion Ning e minha rede profissional cuidadosamente desenvolvida no Twitter. Outro site popular com “cred” de professores é o Classroom 2.0.
2. Desenvolva um profundo conhecimento cultural de trabalho de seus alunos e suas comunidades.
Fiz uma extensa pesquisa em sala de aula sobre instrução culturalmente engajada. Essa pesquisa me levou a esta crença: Capacitar o ensino das artes da linguagem é uma prática dinâmica. É moldado por análise informada e colaborativa das experiências culturais específicas, pontos fortes e objetivos de aprendizagem de um grupo específico de alunos dentro de uma comunidade específica. Refiro-me a este tipo de prática de ensino como Instrução Culturalmente Engajada (CEI). [Leia mais sobre o CEI no meu site de pesquisa].
Um método que usei para realizar a Instrução Culturalmente Envolvida é o Plano de Inglês Pessoal (PEP). O PEP é um plano de aprendizagem individualizado que desenvolvi com cada aluno em minhas aulas de inglês no ensino médio. Começando com uma série de diagnósticos que projetei, os alunos e eu desenvolvemos seus objetivos de aprendizagem para o ano. O próprio aluno é responsável por monitorar o progresso no PEP. No entanto, também peço a cada aluno que selecione um adulto significativo para atuar como mentor durante o ano letivo. (Este pode ser o pai, mas não necessariamente). Algumas dicas úteis caso você queira tentar um método semelhante:
• Este tipo de planejamento pode ser opressor no início, especialmente se você estiver ensinando em um dia de seis ou sete períodos. No primeiro ano letivo, só desenvolvi planos com uma turma, até acertar a logística.
• Ter os alunos trabalhando em oficinas de leitura / redação facilita as conferências de planejamento individual.
• Tenha a mente aberta ao desenvolver os objetivos. Não limite o aluno (ou você mesmo) a adotar apenas as metas da lista de objetivos do estado, mas ajude-os a estabelecer cronogramas realistas.
Para minhas aulas na faculdade comunitária, uso uma forma modificada desse mesmo processo.
3. Explorar tecnologia e outras ferramentas de ensino, mesmo as inicialmente improváveis.
Descubra o mais cedo possível quais são as possibilidades e limitações tecnológicas em sua nova escola. Em seguida, determine como essas opções podem ajudar você e seus alunos. Não desanime se você tiver que pressionar seus administradores, ou seus colegas, ou até mesmo seus alunos, no início, para trabalhar com algumas formas de tecnologia. É um mito que todos os jovens gostam de tecnologia e sabem como usá-la melhor do que seus professores - assim como é um mito que a maioria dos professores são contra as novas tecnologias e não querem usá-la. Cuidado ao ensinar mitos em geral; muitos professores novatos naufragaram por confiar em informações imprecisas sobre alunos e novos colegas de trabalho.
Esta é outra área em que a rede pode ser extremamente útil. Existem centenas de professores que estão usando a tecnologia em inúmeras formas, sob todos os tipos de condições, e documentando seu trabalho. Alguns dos meus favoritos incluem: CyberEnglish de Ted Nellen; Digitally Speaking de Bill Ferriter; e o guarda-roupa da Web de Jennifer Barnett. Esses recursos criados pelo professor abordam uma variedade de níveis de notas (leitores, sintam-se à vontade para adicionar outros nos comentários) e podem ajudá-lo a aplicar o conhecimento técnico ao seu próprio trabalho, tornando-o mais eficaz e eficiente na sala de aula.
4. Decidir ter e proteger ferozmente uma família designada e tempo de descanso para você.
Não deixe que um contrato de ensino ou um senso de obrigação moral transformem você em um meeiro de colarinho branco. (Referência cultural: um meeiro é um fazendeiro que trabalha na terra de outra pessoa, esperando a cada ano um excedente suficiente da colheita para cobrir as despesas devidas ao proprietário e sustentar sua própria família, o que nunca acontece).
Ao contrário de outro mito sobre o ensino (frequentemente incentivado pela mídia), a maioria dos novos professores, independentemente de sua rota na profissão, entra com entusiasmo, comprometimento e determinação para fazer a diferença para seus alunos. Eles tendem a se exceder, assumir muitas tarefas extras e subestimar seriamente a quantidade de energia física e emocional que o ensino real requer.
Professores de inglês / artes da linguagem frequentemente subestimam grosseiramente a quantidade de tempo fora da escola que eles precisarão gastar em preparação, avaliação e feedback para os alunos. Os novos professores frequentemente avançam o ano letivo em um ritmo alucinante, negligenciando sua saúde e suas famílias. Aqueles de nós que são pais devem se lembrar que nossos próprios filhos só vão crescer uma vez: com ou sem nós. Essa consciência da necessidade de proteger o tempo da família é especialmente importante para os professores que também são pais solteiros.
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