top of page

Cartas de apresentação: como causar uma boa impressão ao escrever em inglês

  • inglespanhol
  • 11 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura

A "cover letter", ou carta de apresentação, é uma carta que é enviada junto com o currículo para se candidatar a um emprego. É um elemento essencial para a maioria das candidaturas, e é muito importante acertar: uma boa carta de apresentação pode colocar seu currículo no topo da lista, mas uma ruim pode tê-lo descartado imediatamente. Aqui estão algumas dicas para garantir que você cause uma boa primeira impressão na pessoa que seleciona seu currículo.


ree

Preste atenção nas instruções

Há poucas coisas piores do que um aplicativo que não segue instruções básicas. Caso a descrição da oferta de trabalho diga que a carta deve ser enviada em PDF anexado, não a envie no corpo do e-mail. Se for solicitado um documento específico, certifique-se de enviá-lo. Existem diretrizes padrão para escrever uma carta de apresentação, mas é importante prestar atenção ao que é pedido a você em cada oferta. É por isso que não é uma boa ideia enviar currículos despersonalizados em massa.



Preste atenção no que você escreve

Certifique-se de que sua carta está bem redigida. Uma boa redação ajudará você a causar uma boa primeira impressão na pessoa encarregada de selecionar os candidatos. O estilo pode ser simples, adaptado ao seu nível, o que você precisar. Mas verifique se não há erros ou inconsistências.



Descubra antes de escrever

Se o trabalho realmente lhe interessa, um pouco de trabalho de pesquisa não é demais. Leia o site deles, encontre pessoas que trabalharam lá, faça o máximo de perguntas possível, descubra quem vai receber sua inscrição. Um e-mail de um candidato que sabe exatamente o que procura, endereçado ao responsável, é muito mais atraente do que um e-mail genérico que começa com “Prezado Senhor ou Senhora”. Às vezes não há outra escolha, mas quase sempre é possível descobrir pelo menos o nome da pessoa que vai receber sua correspondência.



Combine o tom

O tom da sua carta dependerá de para quem você está escrevendo. Procurar emprego como designer de videogames não é o mesmo que procurar emprego em uma imobiliária. Você pode descobrir qual tom é mais parecido com a empresa com a qual deseja trabalhar visitando o site deles, prestando atenção no tom da oferta de emprego ou perguntando às pessoas que trabalham lá, se possível. Na dúvida, escolha um tom formal, mas evite o pedantismo e o excesso de palavras. Deixe sua mensagem clara e concisa.



Verifique o que você escreveu várias vezes

Existem erros que a correção automática não detecta. É mais comum do que você imagina abrir uma carta com "Dear Sir or Madman" (que significa "louco" e não "senhora"). Verifique o que você escreve, e se puder pedir para um nativo ou bilíngue ler para você, melhor ainda. Preste atenção especialmente se você fez mudanças significativas. Há momentos em que, ao mudar uma frase, esquecemos as que se conectam com ela e deixamos erros gramaticais sem correção.



Não escreva além de suas possibilidades

Lembre-se de que eles o conhecerão pessoalmente se gostarem do seu aplicativo. Não copie uma carta que você vê online, nem peça a alguém para escrever para você. Será muito perceptível se a carta for melhor escrita do que você sabe fazer. É melhor que você demonstre seu nível de inglês em sua própria carta, sim, sem erros.



Agora é sua vez. Dê uma olhada em sua carta. Você atende a esses pontos? Se você ainda não anotou, essa é a sua chance de colocar tudo isso em prática. Boa sorte!

 
 
 

Comments


bottom of page